Uma aventura que começa no Rio Araguaia, desbrava a mata do Centro-Oeste e transforma o destino de Potira, a guerreira indígena dos castanhais.
A guerreira Potira é um livro ilustrado que será lançado em três partes.
Tudo começa na estória da indígena Potira, presente no folclore brasileiro para explicar o surgimento dos diamantes nas minas do Centro-Oeste. Na lenda oral, o amor de Potira pelo guerreiro Itagibá era tão puro e intenso que após a morte dele em uma batalha, Deus Tupã teria transformado as lágrimas de dor e saudade dela nas pedras preciosas.
Na história narrada neste conto, a guerreira ganha uma aventura própria. Ao se deparar com a violência sofrida pela mata e o impacto ambiental e social que o desmatamento carrega, Potira precisa encontrar força em si para guardar nosso lar.
Nesta aventura fantástica, ela ganha a companhia de seres mágicos e folclóricos que a guiam, ensinam e aprendem também: Mbae, Mbuá, Guayi e Kaluanã. Na primeira parte da trilogia, todos serão confrontados pelo poder das escolhas não egoístas, para entender que o sofrimento da mata é algo maior e urgente.
Todo o universo da Potira é construído a partir de referências geográficas, históricas, biológicas e culturais brasileiras.